O que é uma linguagem de programação?

É uma linguagem formal que, através de uma série de instruções, permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento físico e lógico de uma máquina.

Programador e máquina se comunicam por meio dessa linguagem, permitindo especificar, com precisão, aspectos como:

  • quais dados um software deve operar;
  • como esses dados devem ser armazenados ou transmitidos;
  • quais ações o software deve executar, de acordo com cada circunstância variável.

Para explicar melhor (e com menos palavras), a linguagem de programação é um sistema de comunicação estruturado, composto por conjuntos de símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas que permitem o entendimento entre um programador e uma máquina.

É importante enfatizar que é um erro comum usar a linguagem de programação e a linguagem de computação como sinônimos. Mas por que não devemos confundi-las?

Bem, é porque a linguagem de programação obedece a um conjunto de regras que permitem expressar as instruções que serão interpretadas pelo programador. Já a linguagem de computação inclui outras linguagens que formatam um texto, mas não podemos considerá-la uma programação em si mesma.

Portanto, nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.

Ler sobre:  O que é programação?
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x