O termo mídia social refere-se a uma tecnologia baseada em computador que facilita o compartilhamento de ideias, pensamentos e informações por meio de redes e comunidades virtuais. A mídia social é baseada na Internet e oferece aos usuários uma comunicação eletrônica rápida de conteúdo, como informações pessoais, documentos, vídeos e fotos. Os usuários interagem com a mídia social por meio de um computador, tablet ou smartphone por meio de software ou aplicativos baseados na web. Embora a mídia social seja onipresente na América e na Europa, países asiáticos como a Indonésia lideram a lista de uso de mídia social. Mais de 4,5 bilhões de pessoas usam as mídias sociais em outubro de 2021.
PRINCIPAIS CONCLUSÕES
- A mídia social é uma tecnologia baseada em computador que facilita o compartilhamento de ideias, pensamentos e informações por meio da construção de redes e comunidades virtuais.
- Existem mais de 4,5 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo.
- As maiores redes de mídia social incluem Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok.
- A mídia social normalmente apresenta conteúdo gerado pelo usuário e perfis personalizados.
- Até 2023, o número de usuários de mídia social nos Estados Unidos deverá aumentar para aproximadamente 257 milhões.
Entendendo as mídias sociais
A mídia social se originou como uma forma de interagir com amigos e familiares, mas mais tarde foi adotada por empresas que queriam aproveitar um novo método de comunicação popular para alcançar os clientes. O poder das mídias sociais é a capacidade de conectar e compartilhar informações com qualquer pessoa na Terra ou com muitas pessoas simultaneamente.
Existem mais de 3,8 bilhões de usuários de mídia social em todo o mundo. A mídia social é um campo em constante mudança e evolução, com novos aplicativos como TikTok e Clubhouse sendo lançados aparentemente todos os anos, juntando-se às fileiras de redes sociais estabelecidas como Facebook, YouTube, Twitter e Instagram. Até 2023, o número de usuários de mídia social nos Estados Unidos deverá aumentar para aproximadamente 257 milhões.
De acordo com o Pew Research Center, os usuários de mídia social tendem a ser mais jovens. Quase 90% das pessoas entre 18 e 29 anos usaram pelo menos uma forma de mídia social. Além disso, esses usuários tendem a ser mais instruídos e relativamente ricos, ou ganhando mais de US$ 75.000 por ano.