Embora tecnicamente qualquer página do seu website possa ser uma página de destino, nem todas as páginas são adaptadas para gerar vendas e leads. Quando está a tentar converter visitantes em clientes, uma página de aterragem bem concebida e eficaz pode ser a página mais importante do seu site.
Páginas de aterragem também chamadas páginas de venda ou páginas de aperto servem um único propósito: persuadir o leitor a subscrever o seu produto ou, por outras palavras – converter.
Quando alguém visita a sua página de desembarque, precisa de aprender o suficiente sobre a sua oferta para decidir se quer tornar-se um cliente.
Não está a vender um produto ou serviço, está a vender os benefícios da utilização do seu produto. O seu cliente quer ultrapassar qualquer problema que a sua oferta lhe possa causar. Precisa de lhes mostrar como vai tirar-lhes as suas lutas e resolver os seus problemas.
O tópico da criação de uma página de aterragem de alta conversão poderia ser uma série inteira de posts por si só. Estou a dar-lhe uma fórmula fácil para chegar aos seus clientes.
Chama-se o método da Cabeça, Coração e Mãos. A página de aterragem do seu produto deve abordar cada um destes componentes para ser verdadeiramente eficaz.
A Cabeça
Faça-os compreender.
Forneça uma declaração definitiva do problema, e como o seu produto, como funciona para resolver esse problema. As estatísticas e a investigação da indústria ajudam. Deixa-lhes bem claro porque precisam do teu produto para resolver o seu problema (e porque é um problema, para começar).
O Coração
Faça-os ter cuidado.
Empatia significa colocar-se no lugar do seu cliente. Se compreende os seus clientes, pode satisfazer as suas necessidades de uma forma que os faça preocupar-se. O seu produto não é o herói na história deles, eles é que são.
Explique o antes (o que o seu cliente sente agora) e depois (como o seu cliente se sentirá depois de utilizar o seu produto) do estado dos seus clientes. Pense nas suas necessidades secundárias, como impressionar o seu chefe.
As Mãos
Faça-os agir.
Sem uma chamada clara à ação, mesmo a página de aterragem mais bem escrita não servirá o seu negócio. O objectivo da sua página de aterragem é obrigar um visitante a uma única acção: Torne-se um cliente.
Página de Aterragem de Alta Conversão
Uma vez que o objectivo da página de aterragem do seu website é obrigar o seu visitante a converter-se, há vários elementos que deve considerar quando estiver a escrever a sua página de aterragem.
Uma manchete que chama a atenção
Tem apenas alguns segundos para captar a atenção do seu leitor. A sua manchete é o seu gancho. É aqui que a viagem começa para o seu cliente e permite-lhe saber o que tem para ele continuar.
A sua manchete precisa ser suficientemente interessante para que o leitor queira continuar na página. Este não é o lugar para tentar ser misterioso ou esperto. Deixe o seu cliente saber que este é o seu “bilhete dourado” da forma mais sucinta possível.
A História da Introdução
Agora é a sua vez de explicar detalhadamente como é que vai fornecer valor. A introdução é onde conta ao leitor a história com a qual se vai relacionar. É aqui que a sua proposta de valor único leva o visitante a continuar a ler.
A introdução é uma oportunidade para recordar aos seus clientes como o seu problema lhes está a custar tempo ou dinheiro. Se escrever com empatia e se relacionar com eles na língua que eles compreendem, eles sentirão que compreendem as suas necessidades.
A introdução não deve ser uma página inteira de cópia, mas precisa ser suficientemente longa para declarar o problema, como o seu produto o irá resolver, e os benefícios que o cliente pode esperar.
A Oferta
Quando o seu leitor souber que compreende o desafio que enfrenta, é quando entra em mais pormenores sobre o seu produto ou serviço. Listas de características, comparações com outros produtos, ou pormenores sobre como funciona o seu produto.
Este é o momento de mostrar como o seu produto é melhor, mais fácil, mais rápido, mais barato, etc., reforçando ao mesmo tempo a forma como resolve o seu problema. Considere quaisquer bloqueios ou objecções que o seu utilizador possa enfrentar e aborde-os aqui também.
O Preço
Embora o conceito de estratégia de preços possa preencher um posto inteiro (ou uma série de postos), se quiser otimizar as taxas de conversão, uma declaração clara e simples dos seus preços e opções precisa de estar na sua página de destino.
Note que há alguns casos em que a sua empresa precisa de falar com um potencial cliente para determinar o preço. Nestes casos, os preços podem ser deixados fora da página, mas todos os outros princípios aqui ainda se aplicam. Neste caso, a ação que pretende que eles tomem é marcar uma consulta versus tomar uma decisão de compra directa.
Não se esqueça de dizer obrigado!
A sua página “Obrigado”, quando o cliente completar a compra, é o local para colocar tudo o que deixou de fora da página de desembarque. Esta é uma grande oportunidade para lhes dar os próximos passos (criar uma conta, verificar o seu e-mail, etc.).
Lembre-se sempre, cada elemento na sua página de desembarque serve um único propósito: obrigar o seu visitante a tomar medidas e a fazer uma compra. Para que uma página de aterragem seja de alta conversão, deve escrever uma cópia clara e concisa, manter os elementos da página no mínimo do que precisa, e fornecer uma única e clara chamada à ação para conduzir o cliente ao longo da viagem até à realização de uma compra.